PREFÁCIO DA NOVA EDIÇÃO

REMINISCÊNCIAS – PAIXÕES – RENÚNCIAS
                                               J.M. MORAES
        

          “Para onde vou?
          Caminhar com a solidão
 Conversar com a tristeza
          E chorar com a paixão!”

Versos extraídos do livro “Noites Guaraçaienses”, poemas escritos por Emílio Carlos Figueira da Silva (pomposo nome, muito bem escolhido pela família). Acredito ser este, o nascedouro que impeliu este renomado poeta, escritor, autor, professor e doutor: Emílio Figueira, que dia a dia nos surpreende com seus magníficos projetos para adeptos do estudo que caracteriza intenções filosóficas e  a base dos seus importantes livros instrutivos/educativos que têm elevadas capacidades para abranger a compreensão da realidade, na busca de apreendê-las na sua totalidade, por isto recebeu várias vezes, altas graduações de Doutor.
Com sua família pisou terra guaraçaiense na década de 80, ainda criança e deixou antever suas capacidades e salutares exemplos vindos de seus pais e avós e depois aprimorados pelos seus professores: Maroca, Antonieta, Irineu Buzo e outros mais, que o capacitaram, incentivando-o  a vencer as mazelas de um incômodo circulatório, acontecido durante o seu nascimento, causando-lhe uma irreversível deficiência física, por todo um sempre.
Emílio Figueira quando nasceu, foi motivo para uma incontida euforia, intensa alegria dos seus pais, familiares, amigos da família, que sem o saberem recebiam um pequerrucho iluminado, que haveria, por certo, de mostrar muita garra, perseverança ao viver bons e singulares ensinamentos recebidos.
Passados aqueles momentos de grande bem-estar, começaram a perceber que o guri apresentava sérios problemas. Com muito amor e cuidados chegaram a conclusão de que, ao vir à luz, faltou-lhe oxigenação cerebral, a causa daquele infeliz estado de saúde.
Seus pais e parentes com muito carinho, zelo e dedicação passaram a dar mais atenção àquele bebê querido. Esta afeição da família, por toda uma vida, encorajou Emílio Figueira a abrir novas veredas e, ao crescer, ganhar espaços, amigos, vizinhos, colegas escolares e também na sociedade.
Na sua juventude, a força pré-adulta fez com que o moço participasse de todas as diversões que lhe eram possíveis. Fez rodas de amigos para trocar fatos íntimos, os grandes segredos inconfessáveis, com as bonitas moças teve namoricos ligeiros ou apenas um flerte e quando era possível uma troca de carinhos, os roubos de um inesquecível primeiro beijo.
Por boa formação espiritual que recebeu em casa, ele não apresenta rancor algum, nem mesmo uma simples frustração pelos problemas físicos, e podemos afirmar que nunca sentiu rejeição de pessoa alguma, nem tornou-se tristonho, melancólico, deprimido, a não ser por algum motivo passageiro.
Agora, aquela paixão, aquele amor ardente, e de entusiasmo maior, muito vivo, por alguma senhorita dos seus sonhos, sempre marcavam presença no seu íntimo.
Na nossa vida, em sua constante mutação, se nos apresenta inesperados imprevistos, alguns de intensos prazeres; o que de fato aconteceu. A família do Figueira, estava de mudança para Bauru-SP, uma próspera cidade que exercia influência funcional, econômica e social sobre as cidades menores. Coisa excelente. Um presente para Emílio Figueira que, agora, poderia dar vazão aos seus sonhos, um crescer primoroso no setor educativo. Novas situações, então aconteceram, como conhecer várias escolas, diversos cursos a serem escolhidos à vontade, alguma faculdade proporcionando-lhe o prazer de aumentar o seu acervo cultural. Nasceram, com o tempo, o poeta, professor, escritor, autor de generosa quantidade de obras literárias, fomentando o processo cultural.
Aqui, cabe-me como seu amigo, o explicativo: Emílio Figueira, parece-nos não dar grande importância aos títulos que amealhou, porque sua personalidade simples prefere ser chamado apenas de amigo.
Então, o emérito amigo, nos seus prazeres estudos acaba agraciando-nos com alvissareira notícia: está estudando cinema, essa grande arte de entretenimento e assim, para nosso deleite, vamos aplaudir um futuro cineasta. Esperem, para ver...
Então, neste rápido perfil do nosso estudioso amigo, sabendo do abuso que cometi nesta extensa matéria, peço-lhe desculpas.
            Por aqui vou ficando. Tchau!
Receba, Emílio Figueira, um gostoso e arroxado quebra–costelas, deste seu grande admirador
                                                        JAYRO


Nenhum comentário:

Postar um comentário