NOVA CAPA DE LUIZ XAVIER

Luiz Xavier nasceu em Lavínia, interior do Estado de São Paulo, e lá se formou em Técnico Agrícola. Em 1980, foi aprovado no processo seletivo para compor o quadro da, na época, Empaer – Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, quando foi designado para atuar no município de Bonito, Mato Grosso do Sul, associando o trabalho à arte. Só em 1982 ele transformou o dom da pintura em profissão e passou a se dedicar exclusivamente para a criação de obras primas.

O contato com a natureza despertou em Xavier a vontade de retratar o cenário rural que ele passou a conhecer e admirar. Deste então, é a inspiração dos seus trabalhos. “A intenção do artista é fazer as pessoas pensarem sobre o que estão vendo, despertando a vontade de participar da pintura que transforma e acende energias que antes estavam dormentes”, relata Xavier.

Com estilo não tão comum pra época, ainda no ano de 1982, ganhou o primeiro prêmio do Salão de Belas Artes Plásticas de MS. “Já fui criticado pela linguagem que utilizo (surrealista e clássica), mas o povo gosta de olhar a obra e interpretá-la. Entender o que o artista quer dizer com os traços e as cores. A técnica pode ser contemporânea, mas a arte é atemporal”, descreve Xavier, que já perdeu as contas de quantas exposições participou, dentro e fora do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário